sexta-feira, 12 de julho de 2013

Fê Lemos lança livro sobre a vida nos palcos e histórias ao lado de Renato Russo

Fê Lemos chega a Ribeirão Preto para mostrar que nem só de rock vive o músico brasileiro. O baterista da banda brasiliense Capital Inicial lança na loja Fnac do RibeirãoShopping sua estreia na literatura.
“Levadas e Quebradas” é o seu primeiro livro de crônicas sobre a vida na estrada nesses 30 anos de carreira. Além de sua história com a Capital, no livro, ele relata fatos marcantes com as bandas Aborto Elétrico, projeto punk que mantinha com o amigo Renato Russo, e também fala de seu CD solo de música eletrônica, Hotel Básico.
Na verdade, a obra teve sua gênese depois que o músico decidiu escrever um blog para divulgar o CD em 2007. “Imaginei que o público alvo do disco seria os fãs do Capital, por isso comecei a contar histórias da estrada e gostei da experiência. Foi algo muito prazeroso”, conta.
Cinco anos depois, “Levadas e Quebradas” ganhou vida e foi lançado pelo selo “Pedra na Mão” que faz parte da editora do pai de Fê, o ex-professor Briquet de Lemos. Aliás, foi Briquet que enxergou potencial literário no material do filho.
“Em 2010, ele me fez uma surpresa. Imprimiu todos os meus textos do blog e me entregou em um envelope. Em seguida, perguntou se não queria lançar pelo selo que ele estava criando”, lembra. 
Para o músico/escritor, a transição do mundo digital para o analógico foi algo curioso por vários motivos. 
“Blog é algo que você escreve naquele momento. Livro, não. É algo que fica ali na prateleira para uma consulta. É mais duradouro e traz uma responsabilidade maior para escrever o texto”, argumenta.
Ele diz que levou algum tempo até que tomasse coragem para lançar o material. No final das contas, gostou do resultado. Fê acredita que se trata de um documento inestimável para lembrar como foi, e como é a vida na estrada.
“Não se trata de um livro de memórias, mas um diário. Algo que começou de forma desencanada e, de repente, ganhou força e me tornou uma cara interessado em literatura”, comenta.
Músico não viu e não gostou de filme
Fê Lemos também foi retratado no filme “Somos tão Jovens”, baseado na vida de Renato Russo. Ele foi um dos grandes amigos do cantor e compositor de “Que País é Esse?” no início de carreira. Fê e o irmão Flávio foram integrantes da banda Aborto Elétrico ao lado de Renato de 1978 a 1982, período mostrado no longa-metragem. “Permiti que fosse retratado, mas depois não participei de qualquer reunião sobre o personagem. Não me perguntaram nada e, no final das contas, nada aconteceu como foi mostrado no filme”, garante.
Fê não assistiu ao filme, mas ficou sabendo do enredo por amigos. Vários trechos mencionados não o agradaram. “Não assisti por respeito às minhas memórias. O que eu vou ganhar vendo isso? Ainda pretendo contar a minha versão dessa história tão rica”, avisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário