sábado, 29 de junho de 2013

Filho de Renato Russo trabalha para preservar memória do pai

Giuliano Manfredini, filho do cantor e compositor Renato Russo, está trabalhando para manter todo o acervo do pai. Ele tem reunido manuscritos, instrumentos e objetos relacionados ao ex-líder da Legião Urbana, segundo ele, com o intuito de fazer o artista “acompanha-lo mais de perto”.

“Preservar toda essa memória, toda essa história, justamente, [para] a pessoa que você está fazendo isso por ela voltar pra te ver crescer, enfim, acompanhar tudo isso. Então, essa é a parte mais difícil”, diz Giuliano.

O filho de Renato Russo tinha 7 anos quando o pai morreu, em 11 de outubro de 1996. Desde essa época, o apartamento onde vivia o cantor, no Rio de Janeiro, está fechado. Giuliano encontrou muitos originais de obras do pai e artigos que fizeram parte da vida dele quando visitou o local. “A gente teve que retirar de onde estava, justamente para a gente começar esse trabalho de preservação”, diz Giuliano.

A mãe do cantor, a professora Carmem Manfredini, diz que o apartamento do Rio era uma espécie de “refúgio” do artista e que ele vivia seus momentos de solidão no imóvel.

“Eu acho que ele teve muitos momentos bons e eu acho que ele teve muitos momentos ruins também. Eu acho que ele é meio solitário, sabe, lá na casa dele, que ele ficava em casa lá no apartamento.”

Renato Russo nasceu em 27 de março de 1960, justamente no Rio de Janeiro. Junto com os pais, ele morou por quatro anos em Nova York, ainda nos anos 1960. Na volta para o Brasil, a família veio para Brasília, cidade onde o compositor estudou, trabalhou e montou suas duas bandas: o Aborto Elétrico, em 1978, e a Legião Urbana, que o projetou nacionalmente.

Ao lado de Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobos e Renato Rocha, o cantor gravou os álbuns “Legião Urbana”, em 1985, “Dois”, em 1986” e “Que país é esse 1978/1987”, de 1987. Com a saída de Renato Rocha, o trio remanescente gravou “As quatro estações”, em 1989, “V”, em 1991, “Música para acampamento”, em 1992, “Descobrimento do Brasil”, em 1993, e “Tempestade”, em 1996. Ao todo, Renato Russo gravou 13 álbuns, entre trabalhos com a Legião e discos-solo.
continua:http://g1.globo.com/distrito-federal/musica/noticia/2013/06/filho-de-renato-russo-trabalha-para-preservar-memoria-do-pai.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário