quarta-feira, 26 de março de 2014

Empresário de Dado e Bonfá desabafa no Facebook

Confira na íntegra o desabafo de Carlos Taran, empresário de Dado e Bonfá:
Estou bastante triste e indignado!
Há exatos 4 anos a EMI lançava o site oficial da banda Legião Urbana, site coletivo que iria receber materiais dos fãs espalhados por todo o Brasil e, alem disso, teria a discografia, músicas, fotos, letras, videos, depoimentos especiais e muito mais.
Essa história tinha começado em 2008, quando a EMI MUSIC BRASILcomprou de um fã a titularidade do dominio legiaourbana.com.br

Depois de quase dois anos de trabalhos coordenados por Luiz García e Paula Melo, e Bruno Maia (da 14 | Agência de Conteúdo Estratégico) o site foi lançado e, desde março de 2010 até finais de 2012, tinha recebido milhares de conteúdos por parte dos fãs, imagens únicas e irrepetíveis! Muitos também do acervo familiar do Dado Villa-Lobos e do Marcelo Bonfá.
Em 2012 - quando eu ainda cuidava dos assuntos da banda p Dado e Bonfá - ficamos sabendo que a EMI não poderia continuar financiando a manutenção do site. E ficamos sabendo também que, tempo atrás, a EMI tinha transferido a titularidade do dominio oficial da banda para a familia do Renato (que o tinha solicitado alegando que seria deles porque eles detinham os direitos sobre a marca Legião Urbana). Isso tudo aconteceu sem que Dado e/ou Bonfá fossem informados!
A partir desse momento o site ficou sob o controle dos herdeiros do Renato, e no total abandono.
Se você hoje digita o endereço oficial da banda, será direcionado compulsivamente ao novo site oficial (e particular) do Renato. Talvez com a intenção de apagar a existência e história de uma das maiores bandas do rock brasileiro? Não sei...
Ontem li uma entrevista ao filho do Renato na Rolling Stone onde diz textualmente: "A página passa a incorporar o site oficial do Legião Urbana, que “estava desatualizado desde 2006”, diz Giuliano."
Eu já não sou empresário do Dado e Bonfá mas, como não ficar indignado ao lêr uma coisa dessas? Como que estava desatualizado desde 2006 se foi lançado em 2010? E como vão se sentir os fãs que entre 2010 e 2012 scannearam e enviaram os seus tesouros? O que aconteceu com esse material? Ta' onde? Está com quem? Vai ser usado? Caso sim, com autorização de quem?
E como não ficar indignado quando vc lê, num outro trecho,: "As disputas judiciais travadas por eles, Giuliano de um lado, Villa-Lobos e Bonfá de outro, já foram colocadas para trás. “Para mim, esse é assunto passado e superado!”, disse ele."
Gente, esse assunto está mais vivo do que nunca e está na justiça brasileira. O Dado e Bonfá não vão dessistir do que é deles por direito. Ninguém pode tirar o patrimonio artístico e histórico deles. Não se trata de dinheiro, se trata de honra.
Urbana Legio Omnia Vincit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário