quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Músicos que tocaram com a Legião Urbana - Mu (tecladista)

Maurício Magalhães de Carvalho ou Mú Carvalho (Rio de Janeiro8 de junho de 1957) é um compositorinstrumentistapianistatecladistaarranjador e produtor musical do Brasil.
Ex-membro do grupo A Cor do Som, do qual fez parte junto com seu irmão, o baixista Dadi Carvalho; Mu passou a se dedicar à produção musical de filmes e telenovelas no Brasil.
Compositor, pianista, arranjador e produtor. Fundador e membro de A Cor do Som, Mu Carvalho teve seu talento confirmado pelos hits "Sapato Velho" (com Cláudio Nucci e Paulinho Tapajós), “Semente do Amor” (com Moraes Moreira), uma das músicas mais executadas no ano de 1980, "Terra do Nunca" e "Chocolate Com Pimenta" com "Aldir Blanc", e por composições para as bandas sonoras dos filmes A Dama do LotaçãoOs Sete GatinhosNavalha na Carne (todos por Neville de Almeida), "O Noviço Rebelde", "Xuxa e os Duendes 2", "Xuxa Popstar" (todos porTizuka Yamazaki) e "Sexo, Amor e Traição", de Jorge Fernando e muitos outros.
Seu primeiro álbum solo foi o LP Meu Continente Encontrado (1985), que teve a participação especial de Luiz EçaEgberto Gismonti, Ze Luiz e produzido por Egberto Gismonti. Como sideman em performances ao vivo e gravações, Mu já trabalhou com artistas como Chico BuarqueJorge Ben JorMPB-4Alceu ValençaMoraes MoreiraFernanda AbreuLegião UrbanaLuiz Caldas,Paulinho MoskaGabriel O PensadorMarina Lima e Gilberto Gil. Também como produtor, Mu recebeu o CD 15 diamantes por seu trabalho para a coleção "Passagens Bíblicas", que vendeu mais de 15 milhões de cópias.
Mu estreou na carreira artística aos 16 no grupo Semente (com Cláudio NucciClaudio Infante e Ze Luiz). Em 1974, ele se tornou um membro de A Banda do Zé Pretinho, de "Jorge Ben Jor". No ano seguinte, o grupo que seria conhecido como A Cor do Som (Mu, seu irmão Dadi, Gustavo, Ary Dias e Armandinho) foi de Moraes Moreira e de apoio da banda gravado seu primeiro álbum. Em 1976, Mu escreveu "Sapato Velho" (com Cláudio Nucci / Paulinho Tapajós). A canção se tornou um hit e foi re-gravada por várias vezes, o que confirmou Mu como um compositor. Seu "Espírito Infantil" foi classificado com o quinto lugar no primeiro Festival Nacional Choro, organizado pela TV Bandeirantes.
Em 1978, Mu tocou com de "Gilberto Gil" no 'Festival de Jazz de Montreux", Suíça e nos seus shows pela França, Argentina e Brasil. Em 1990, ele excursionou pelo Brasil com a "Legião Urbana", também participando no álbum do grupo, gravado ao vivo, "Música para Acampamentos". Mu também produziu o álbum "Erasmo Carlos Convida 2", com convidados especiais artistas como DjavanMarisa MonteChico BuarqueSkankLos HermanosKid AbelhaZeca PagodinhoLulu SantosAdriana CalcanhotoSimoneOs Cariocas e Milton Nascimento, lançado em maio de 2007.
Mu trabalha na TV Globo desde 1994, como compositor e produtor musical, fazendo trilhas sonoras de séries televisivas como "Alma Gêmea", "Chocolate Com Pimenta", "Era Uma Vez", "Sete Pecados", "Um Anjo Caiu do Céu", "O Beijo do Vampiro", "Três Irmãs" e "Caras & Bocas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário