segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Filme Faroeste Caboclo selecionado para o Festival de Toronto

A 38ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto, que acontece de 5 a 15 de setembro, ampliou sua pogramação com uma nova leva de filmes, dentre os quais se destacam três longas brasileiros.
O filme “Faroeste Caboclo”, do estreante em longas René Sampaio (curta “Sinistro”), traz a história inspirada na música da banda Legião Urbana. Outro selecionado a participar foi primeiro longa-metragem de Fernando Coimbra (curtas “Trópico das Cabras” e “O Retrato de Deus Quando Jovem”), “O Lobo Atrás da Porta”. Ambos vão estar na na mostra Cinema Contemporâneo Mundial, que abrange filmes do mundo todo.
O terceiro filme brasileiro é “Amazônia”, documentário em 3D coproduzido em parceria com a França, que entrou na mostra de Cinema Infantil. Dirigido pelo francês Thierry Ragobert (“O Planeta Branco”) “Amazônia” também será exibido no Festival de Veneza, antes de chegar à Toronto.
“Faroeste Caboclo” vai ser exibido no festival com o título “Brazilian Western”. O filme narra o percurso de João de Santo Cristo (Fabrício Boliveira, de “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro”) do interior da Bahia até Ceilândia, cidade-satélite da capital federal, onde vive uma saga de amor ao lado de Maria Lúcia (Isis Valverde, da série “As Brasileiras”) e enfrenta num duelo o arqui-inimigo Jeremias (Felipe Abib, de “Vai Que Dá Certo”).
O diretor René Sampaio, a produtora Bianca de Felippe e o ator Fabricio Boliveira estarão presentes no evento. “Será uma grande oportunidade pra essa história de apelo universal dialogar com outras plateias e abrir novas possibilidades de comercialização para o longa”, afirma a produção do filme, em comunicado. A música que inspirou sua trama é um dos maiores sucessos da Legião Urbana e teve seu lançamento em 1987 no terceiro álbum da banca, “Que País É Este 1978/1987″.
Já a trama de “O Lobo Atrás da Porta” traz Leandra Leal (“Bonitinha, mas Ordinária”) fazendo parte de um triângulo amoroso. O drama faz uma viagem pelos cantos mais obscuros de mentiras, desejos e perversidades, que se desenvolvem a partir de um misterioso sequestro de uma criança. Além de Leandra Leal, o elenco conta também com Milhem Cortaz (“Tropa de Elite”), Fabiula Nascimento (“Bruna Surfistinha”), Juliano Cazarré (“Assalto ao Banco Central”), Karine Teles (“Riscado”) e Antonio Saboia (“Lula, o Filho do Brasil”).
Em 2011, o filme “Heleno”, estrelado por Rodrigo Santoro, foi exibido em Toronto e arrancou críticas positivas da imprensa internacional. Mas alguns filmes conseguem projeção mais ambiciosa, casos de “Quem Quer Ser Um Milionário” (2008) e “O Discurso do Rei” (2010), além do argentino “O Segredo dos Seus Olhos” (2009), que tiveram première em Torono e foram ganhar o Oscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário