terça-feira, 24 de maio de 2011

Por onde anda: Katia, a cantora cega.


Gente, quem se lembra desta cantora que foi ícone na década de 80 com seu hit "Qualquer jeito (Não está sendo fácil"? Ela era apadrinhada do Roberto Carlos e figurinha fácil no "Xou da Xuxa."
Li a seguinte matéria:
A Universidade Ferederal do Rio de Janeiro, UFRJ, elaborou um amplo programa para permitir que cegos utilizassem computadores, o DOSVOX.
"A universidade não teria condições de distribuir centenas de unidades do DOSVOX, bem como dar suporte aos usuários. Assim, a TR/1 Sistemas (LAYCAB), indústria de eletrônica situada no Rio de Janeiro, generosamente acolheu o projeto DOSVOX e se propôs a fabricar e vender a preço de custo o sintetizador de voz. Foi gerada uma estrutura de distribuição e suporte, através da criação de uma microempresa por uma pessoa cega, um dos primeiros usuários DOSVOX, Luiz Candido Pereira Castro. Com seu falecimento, uma outra pessoa cega assumiu esta tarefa: a cantora Katia, que hoje presta atendimento a todo Brasil.
A cantora cega Kátia, de renome na cena musical brasileira, é hoje a responsável pela produção de programas Dosvox para a comunidade cega brasileira."
Antes de assumir a tarefa no DOSVOX, Kátia era proprietária de uma empresa que já lidava com softwares para cegos, a Multimidia.
Kátia, hoje, é ícone brega, idolatrada pela comunidade GLS de todo o país, havendo festas em sua homenagem. Recentemente Djs fizeram remixagens da música Qualquer Jeito (Não está sendo fácil), utilizando de música eletrônica e a música já é Hit em algumas discotecas.
Comenta-se nos bastidores que Kátia planeja um retorno à cena musical, aproveitando a onde de revival dos anos 80. Comenta-se inclusive que ela estaria gravando um disco no momento.(Fontes de consulta: Saudade dos 80;Ufrj;MixBrasil)

Um comentário: