terça-feira, 17 de maio de 2011

Brasileiro usa 'photoshop da voz' para transformar entrevistas em músicas


O mineiro Rafael Nelvam, 30, é músico e professor de inglês. No entanto, nenhuma dessas suas atribuições fez com que ele ficasse conhecido na web: sua fama veio por fazer vídeos utilizando efeitos de autotune (ferramenta que funciona como “photoshop” da voz e acabou sendo adotada em vídeos; leia mais abaixo). Em sete meses, com um canal no YouTube, ele já soma quase 3 milhões de visualizações com apenas dez vídeos. Alguns deles se transformaram em virais.

O autotune é um plugin de áudio utilizado para correção do timbre de voz. Ele é uma espécie de “photoshop” da voz, que arruma os eventuais deslizes de um cantor durante uma gravação. O principal uso do autotune nos vídeos feitos por Rafael não é corrigir voz, mas fazer com que as pessoas cantem. Isso ocorre quando o autotune é empregado em sua configuração máxima para afinação. Nessa ocasião, a voz da pessoa fica ‘metalizada’ e é mais fácil, por exemplo, fazer com que ela cante na nota que melhor convier para fazer parte de uma música.

Os maiores sucessos do canal dele são o “Brasileirinho F...”, em que faz o vocalista do grupo Avassaladores cantar o funk “Sou F...” no ritmo do samba (com mais de 800 mil visualizações) e o “ViralTrospectiva 2010” (com mais de 740 mil visualizações), em que faz uma compilação dos vídeos que mais fizeram sucesso na internet em 2010 ao som de “Galop Infernal” (ou, simplesmente, música do Can Can).

Ele ainda fez um vídeo em que os então candidatos à presidência da República em 2010, Dilma Roussef e José Serra, fazem uma declaração de amor durante um debate político. E outro com o deputado Vinicius Camarinha (PSB-SP) cantando durante uma entrevista em que defendia o aumento salarial de políticos.

uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário