segunda-feira, 29 de junho de 2009

A-HA volta com inéditas


O trio norueguês A-Ha dispensa apresentações, mas vamos nos situar. O grupo marcou os anos 1980 com sucessos com "Take On Me", "Hunting High And Low" e "Cry Wolf" que viraram videoclipes com variadas técnicas inovadoras na época. Neste ano, o A-Ha esteve no Brasil com noites lotadas e o público entoando os hits. 2009 também marca os 20 anos do grupo e para comemorar eles retornam com o álbum Foot of The Mountain.

O 9º álbum do A-Ha, agora muito mais maduro, retorna às raízes do synth pop, das quais a banda se afastou na última década. Ao mesmo tempo, o A-Ha misturou elementos oitentistas com o romantismo melancólico pop que marcou trabalhos anteriores, como Analogue (2005). Todo produzido pelo grupo, Foot of the Mountain vale à pena pela voz de Morten Harket, um dos melhores vocalistas de todos os tempos e que ainda percorre todas oitavas com muita graça e sem o menor esforço. Não que os sintetizadores e as guitarras também não sejam bons.

A faixa de abertura é uma prova disso, o rife de synth tocado com precisão pelo esplêndido Magne Furuholmen é um dos momentos mais brilhantes do disco. O resto da faixa também não decepciona - os vocais suaves de Morten, os belos pads de fundo e o refrão cativante transformam "The Bandstand" em um dos momentos mais memoráveis de Foot of the Mountain.

O primeiro single do álbum, "Foot of the Mountain", reflete com maior ênfase o lado pop romântico explorado pelo grupo durante os anos de 1998 a 2005. A canção foi baseada na faixa "The Longest Night" de Magne Furuholmen, que foi lançada em seu álbum solo A Dot of Black In The Blue Of Your Bliss. A faixa título não é a única reciclada do disco. "What There Is" também foi previamente lançada por Magne e regravada com o A-Ha para o Foot of the Mountain, sob a cuidadosa produção de Steve Osborne, que já trabalhou com nomes como New Order e U2.

A melancolia é uma constante neste disco. Faixas como "Shadowside" reúne belas melodias e letras; "Mother Nature Goes to Heaven" traz melodias complexas e progressões de acordes inexperados; "Real Meaning" carrega um tom de canção de ninar. Praticamente todas as faixas do disco trazem em suas harmonias e letras uma pontinha de tristeza, até mesmo as mais aceleradas como "Riding the Crest" e "What is There".

Foot of the Mountain pode não ser a maior obra prima do A-Ha, mas carrega algumas pérolas e prova que apesar de ter passado todo esse tempo após sua época de ouro, o grupo pôde evoluir, amadurecer e mudar seu estilo sem perder a qualidade.


Artista:
A-Ha
Álbum: Foot of the Mountain
Lançamento: Universal International
Estilo: Pop; Synth Pop
Preço: R$ 46,00

TRACKLIST
1. The Bandstand
2. Riding the Crest
3. What There Is
4. Foot of the Mountain
5. Real Meaning
6. Shadowside
7. Nothing Is Keeping You Here
8. Mother Nature Goes to Heaven
9. Sunny Mystery
10. Start the Simulator

Nenhum comentário:

Postar um comentário